Contos Livros

A Editora Sesi-SP lança obra de Luiz Lopes Coelho

CONTOS REUNIDOS, de Luiz Lopes Coelho
Redaçao
Escrito por Redaçao

O livro Contos reunidos traz obra completa do pioneiro da literatura policial no Brasil

O lançamento do livro Contos reunidos, de Luiz Lopes Coelho (1911-1975), possibilita ao leitor não apenas se deliciar com histórias que prendem a atenção do início ao fim, como também conhecer o trabalho do precursor da literatura policial no Brasil. Essa condição foi festejada por Sérgio Milliet em artigo no jornal O Estado de S. Paulo por ocasião do lançamento de seu primeiro livro, A morte do envelope (1957). “Luiz Lopes Coelho conquistou, já em sua estreia, um lugar na história da literatura brasileira: o de autor do primeiro livro de contos policiais. Está de parabéns. Sua estreia é de mestre.”

O pioneirismo também foi destacado por Otto Maria Carpeaux em trecho de seus ensaios que foi reproduzido no posfácio de Contos reunidos. Após revelar seu gosto pela leitura de policiais e descrever as diferentes escolas desse gênero em diversos países, Carpeaux indaga: “E no Brasil?”, para responder em seguida: “Como quer que seja nossa realidade, o primeiro autor de contos policiais brasileiros, o sr. Luiz Lopes Coelho, pertence à boa escola inglesa. Seus detetives não usam o bíceps, mas a cabeça”.

Certamente Carpeaux tinha em mente o infalível e persistente delegado Leite, detetive presente em boa parte dos contos, que soluciona os casos mais misteriosos observando detalhes aparentemente insignificantes e utilizando uma lógica sempre perspicaz.

A obra: Em iniciativa que envolveu a família de Luiz Lopes Coelho, detentora dos direitos autorais, a Sesi-SP Editora reuniu em um único volume os três livros do autor, cada um composto por vários contos: A morte do envelope (1957), O homem que matava quadros (1961) e A ideia de matar Belina (1968), considerado pelos críticos um marco do suspense nacional.

Ao reapresentar a obra de Luiz Lopes Coelho numa nova e criativa roupagem, a Sesi-SP Editora segue uma de suas diretrizes para a escolha dos títulos editados: proporcionar aos leitores a experiência de conhecer o trabalho de um autor que teve grande importância e aceitação em sua época, mas cujo trabalho ficou relegado ao passado. Todos os detalhes da edição foram pensados e executados com muito cuidado, da escolha da tipologia – inspirada nos livros policiais das décadas de 50 e 60 – até a inovadora forma de introduzir a obra e apresentar o autor, com frases que lembram manchetes de jornais sensacionalistas. Um desses “títulos” qualifica Lopes Coelho como “Herói de 32 na Revolução Constitucionalista, escritor, gênio, bom copo, degustador dos melhores pratos, grande apreciador da mulher brasileira”.

Sobre o autor: Luiz Lopes Coelho foi advogado especializado em Direito Comercial. Teve entre seus clientes personalidades célebres, como Oswald de Andrade e Flávio de Carvalho. Circulava com desenvoltura tanto pelos meios jurídicos quanto no ambiente cultural. Foi diretor da Cinemateca Brasileira e membro consultivo da Fundação Bienal de São Paulo. De muito bom humor, de acordo com seus contemporâneos, era eclético em suas atividades e paixões, tendo sido, inclusive, jogador de futebol, atuando pelo São Paulo entre 1930 e 1933.

Sobre a SESI-SP Editora: As coleções e obras publicadas pela Sesi-SP Editora são orientadas por cinco eixos: obras de referência, produção cultural, estímulo profissional, fomento à leitura e memória. A Sesi-SP Editora tem também o propósito de levar para a sociedade, de forma planejada e sistematizada, o conhecimento produzido internamente por suas áreas de atuação, bem como identificar oportunidades editoriais que possam contribuir para o aprimoramento da sociedade como um todo.

Ficha técnica
Título:
Contos reunidos
Editora: Sesi-SP
Autor: Luiz Lopes Coelho
Ilustrador: Zé Vicente
Páginas: 408
Formato: 21cm X 16cm
Preço: R$ 69,00

Comentários

Print this entry

Sobre o Autor

Redaçao

Redaçao

Envie sua sugestão para cronicascariocasoficial@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: