Crônicas

EM QUEM VOTAR?

Campista Cabral
Escrito por Campista Cabral

Dizem para que eu tenha consciência no voto!

Dizem para que eu vote certo!

Dizem para que eu escolha melhor meu candidato…

E dizem isso toda hora, como se a culpa fosse minha!

Mas a grande verdade é que NENHUM candidato me parece apto para exercer seja qual for a função!

E, sinceramente, cansei de votar no chamado “menos ruim”. Muitas vezes, na falta de candidato melhor, a gente, infelizmente, vai escolhendo mesmo sem ter certeza do que está fazendo!

Em quantas e quantas eleições fazemos isso?

Promessas vêm e promessas vão, eleições vêm e eleições vão, no entanto, os problemas do Brasil continuam rigorosamente os mesmos!

Depois de décadas perdidas e de gerações desfeitas, o país consegue ficar pior! Centenas e centenas de brasileiros saem daqui para o Canadá, para os Estados Unidos, para a Irlanda, Inglaterra, Portugal e o que aparecer!

Muitos amigos confessam que não querem mais viver aqui! Ninguém aguenta tanta inoperância e tanta desfaçatez!

Um sistema viciado, corrompido e corruptor vai tirando as esperanças e o futuro desta triste nação. A cada eleição, a frustração aumenta, assim como a raiva de ver tanta riqueza sendo dilapidada e desperdiçada!

Não há fórmula mágica, não há salvador da pátria, não há milagre. O que há é a necessidade urgente de uma reforma política ampla e irrestrita, que acabe com privilégios e que acabe de vez com o distanciamento entre os representantes “eleitos” e o povo…

Em um país de verdade, não cabe mais o foro privilegiado. Não cabe auxílio paletó ou vale combustível! Não cabe carro oficial! Não cabe aposentadoria especial! Não cabe quociente eleitoral, voto no partido, reeleição e troca a troca a todo instante!

Em um país de verdade, os representantes eleitos (sempre pela maioria) deveriam prestar conta de tudo o que foi feito. Não abandonariam um cargo por conta de outra eleição. Não poderiam NUNCA se candidatar a nada se tivessem qualquer problema na justiça!

Entretanto, na farsa que é o meu país, temos um presidente acuado de novo, agora pelos constrangimentos da possível ministra do trabalho. Temos um ex-presidente condenado. Temos muitos prefeitos e governadores envolvidos nos mais variados escândalos!

Isso é uma coisa normal?

O descaso, a incompetência e a corrupção estão espalhados como uma praga miserável e, enquanto as engrenagens estiverem funcionando, enquanto correntes e conceitos estiverem sustentando o que aí está, não importa o nome ou a legenda, nada mudará!

O Brasil está dividido erroneamente entre os defensores de Lula e os seguidores de Bolsonaro! Nem um nem outro! Nem esquerda nem direita!

Quem disse que ser de direita ou ser de esquerda garantem alguma coisa?

Quem disse que ser de direita ou ser de esquerda determinam honestidade e caráter?

Quem disse que ser de direita ou ser de esquerda legitimam quaisquer ações?

Direita e esquerda, esquerda e direita… Elas se misturam, se tocam, se distanciam, se reaproximam, se distanciam de novo e tornam a se aproximar conforme as conveniências, conforme o vento, conforme a maré…

Por esta razão, prefiro não votar em ninguém! Cansei de acreditar neste país que assim se mostra!

Nesta parda democracia, somos marionetes, coadjuvantes, secundários, subalternos, enfim, tristes personagens de uma constante tragédia!

 

 

Comentários

Print this entry

Sobre o Autor

Campista Cabral

Campista Cabral

Escritor, poeta e cineasta amador. Publicou quatro livros. O REI, O POETA, A MULHER E O MAR (contos), TERRA BRASILIS (crônicas), PARA ENTENDER UMA NOVA EDUCAÇÃO (livro voltado para os problemas da educação no século XXI) e FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS INOVADORAS (livro sobre novas práticas docentes no ensino superior). Realiza anualmente o FESTIVAL DE CINEMA DE TERESÓPOLIS e, dentre alguns trabalhos na área, destaque para o filme NOITES COM SOL (2011) e os documentários PALAVRAS (2008), CAMINHOS EUCLIDIANOS (2012) e O QUE É FELICIDADE? (2013). Escreve regularmente para o Escritartes (www.escritartes.com) e Recanto das Letras (www.recantodasletras.com)