Crônicas

Escritas da Luz (Divina) de Severino Silva

Tchello d'Barros
Escrito por Tchello d'Barros

Sendo nosso imenso Brasil um país sempre plural, seja por sua diversidade étnica, seja por sua multiplicidade cultural, na mostra fotográfica Fé, Luz e Sombras, o fotógrafo Severino Silva nos convida a uma peregrinação por muitas facetas da religiosidade que se manifesta pelo país afora.

O autor nos leva em suas viagens até lugares distantes, distintos, numa imersão em festividades da fé, romarias, círios, rituais e oferendas de nosso rico sincretismo religioso, ora numa vertente mais cristã, ora via cultos de origem africana.

Mas não se trata do típico olhar de estrangeiro ou de quem visita com curiosidade tais procissões e rituais, são imagens de dentro das cenas e cenários de fé, são personagens que nos levam pela mão, que nos recebem em seus lugares de oração e nos abençoam junto as coisas mais sagradas em suas vidas.

A coleção de imagens, no entanto, vai além de um resgate ou registro das manifestações da espiritualidade de nosso povo, pois o transfigurado olhar peregrino de Severino Silva nos convida ao contato com o detalhe, com o poético e com o transcendental. Se ora estamos diante de uma singela estatueta de Padre Cícero, em outro momento nos defrontamos com a monumentalidade do Cristo Redentor. Se num instante estamos junto a uma rezadeira do interior do Nordeste agarrada ao seu rosário católico, dali a pouco estamos diante de outra mulher em trajes de umbanda no Litoral, realizando sua oferenda na praia.

Quanto a beleza das imagens, não será nenhuma surpresa para quem já acompanha a trajetória do devoto da fotografia Severino Silva, o que não nos impede dessa vez de lançar um olhar mais atento para a abordagem na questão da luz.

Se fotografar significa “escrever com a luz” nesse sentido sua lente metaforiza o lume presente nas imagens – os raios do sol, a chama de uma vela – com a própria luz da espiritualidade, a iluminação da alma, como que nos clareando os caminhos, com essas pessoas que demonstram sua fé num mundo de experiências humanas em seu encontro com o divino.

Comentários

Print this entry

Sobre o Autor

Tchello d'Barros

Tchello d'Barros

Escritor e Curador de Artes Visuais. Realiza editorias independentes e curadorias em diversas instituições culturais.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: