Mundo Cão Notícias

Escola Lobatos é inaugurada no Rio de Janeiro: primeira instituição de ensino para cães nos moldes de uma escola convencional

Redaçao
Escrito por Redaçao

O lugar é cercado por muito verde, tem vista para a Lagoa de Marapendi e é perto da praia. Foi nesse ambiente, em meio à natureza, localizado na Barra da Tijuca, região nobre do Rio de Janeiro, que os 9 professores e fundadores da Escola Lobatos receberam a equipe do Crônicas Cariocas para falar sobre a criação desse projeto escolar. Já no início do bate-papo, eles fizeram questão de afirmar que não se trata de uma “escolinha”, mas, um espaço dedicado a ensinar responsáveis e cães: “É uma escola quase convencional, a diferença é que na Escola Lobatos o aluno é ‘a dupla’. Ficamos curiosos sobre o que seria esse modelo de escola. Daí, a nossa primeira pergunta:

Acompanhe esse bate-papo e saiba mais sobre a escola na Entrevista a seguir:

Crônicas Cariocas: Expliquem melhor o que quer dizer essa frase “É uma escola quase convencional…?

Escola Lobatos: A gente passou a considerar aluno ‘a dupla’, que é composta pelo cão e o responsável. A ideia é que usemos os parâmetros de uma escola convencional, no entanto, o cão é a figura central e é ele que tem de ser beneficiado. Entendemos que, dentro desse nosso método, o aproveitamento da aula só seria possível se o foco fosse na dupla. A ideia é que o responsável aproveite cada momento ao lado do seu cão para aprender. Então, ao fazer a matrícula, avisamos ao responsável da importância do comprometimento desde o início. Como é uma aula por semana, é importante que haja um engajamento por parte dele. E, para se concluir o curso com êxito e ser graduado, é preciso que a dupla seja a mesma em todas as aulas. Não vamos aceitar substituição no decorrer do curso. A não ser em casos excepcionais, aí a gente pensa na solução: provavelmente com um treinamento personalizado.

Crônicas Cariocas: Vocês falaram em Graduar o cão. O que é o Sistema de Graduação?

Escola Lobatos: É uma forma de acompanhar o desempenho da dupla no decorrer do curso. A graduação é muito parecida com a aplicada nas artes marciais. Mas, ao invés de faixa, usamos bandanas para diferenciar o progresso e a evolução do aluno graduado. Na aula introdutória, que é o primeiro contato da dupla com a escola, o cão recebe a bandana branca. Após ganhar os três graus, ele estará apto para a bandana azul. Depois: roxa, marrom e, claro, a tão almejada bandana preta. Nessa fase, a dupla estará pronta para frequentar ambientes públicos. Será o início de um novo ciclo. É importante frisar que só alcançará a bandana preta a dupla que tiver um aproveitamento de pelo menos 98% das aulas.

Crônicas Cariocas: O que significa o cão ser graduado bandana preta?

Escola Lobatos: O curso completo tem 36 semanas. Não havendo falta, o curso acaba em 8 meses. O cão que completar o curso e receber a bandana preta, estará preparado para frequentar todos os lugares. Nesse nível, o cão não trará problemas de agressões, pulos indesejados nas pessoas ou terá mau comportamento.

Crônicas Cariocas: Como surgiu a ideia da Escola?

Escola Lobatos: A ideia é antiga e veio da necessidade de aproximar o cão dos humanos de forma mais saudável e realista. Os cães, há muito tempo, vêm desempenhando um papel fundamental na vida das pessoas, por esta razão, estão completamente inseridos no dia a dia dos lares como parte integrante do núcleo familiar. Cada vez mais, eles ocupam um espaço relevante na sociedade, no entanto, também são responsáveis indiretos por vários transtornos sociais, dentro e fora de casa. A gente quer levar conhecimento para os responsáveis e dar mais visibilidade aos cães na sociedade. Queremos deixar claro o que é exagero e o que é aceitável para um relacionamento entre as espécies.

Crônicas Cariocas: O que diferencia o sistema de ensino da Escola Lobatos?

Escola Lobatos: Bem, é comum um responsável buscar ajuda de um adestrador quando surge qualquer problema com o seu cão. Na maioria das vezes os problemas são resolvidos facilmente, porque existem bons profissionais no mercado, porém, muitos desses profissionais ainda não captaram que há um elo muito estreito entre o cão e o humano. Por outro lado, é comum que o responsável apenas anseie o problema resolvido sem atentar-se para o que realmente seria útil e eficaz na sua relação com os cães. O que parece uma pressa ou egocentrismo do responsável para resolver os problemas, pode ser a falta de conhecimento e, principalmente, a falta de uma melhor compreensão sobre o universo canino. Na verdade, falta ao humano aprender a se comunicar com os cães. A gente criou um método para preencher essa lacuna. O que faz e Escola Lobatos se diferenciar é o modelo de ensino. A nossa proposta é que qualquer pessoa possa ser capaz de se comunicar com os cães, usando uma linguagem corporal objetiva, e estando sensível ao que realmente o cão necessita para ser feliz.

Crônicas Cariocas: E o que é preciso para o cão ser feliz? Eu tinha a impressão que eles eram felizes.

Escola Lobatos: Na verdade, os cães vivem para nos agradar; dessa maneira, eles são felizes, sim. Mas isso não quer dizer que estamos fazendo o certo. É importante entender que as coisas mudaram. A relação dessas duas sociedades (a canina e a humana) também mudou. É preciso aprofundar o conhecimento para não correr o risco de os conflitos só aumentarem com o passar do tempo. Tudo que queremos com a Escola Lobatos é dar a oportunidade ao responsável de aprender com esses seres tão maravilhosos. Queremos ajudar pessoas enxergarem os cães como realmente os são. Quando você enxerga o cão na perspectiva dele, tudo fica mais fácil.

Crônicas Cariocas: O que é a Escola Lobatos e como funciona?

Escola Lobatos: É uma instituição de ensino onde o cão e o responsável aprendem juntos. O método tem 16 exercícios específicos, aulas teóricas e práticas, simulações de situações reais e uso de enquetes teatrais para facilitar o aprendizado. Tudo isso planejado por uma equipe de treinadores, a maioria pertencente à mesma família, que atua há quase 50 anos como treinadores competentes e dedicados. Todas as aulas serão ministradas por professores qualificados, num ambiente preparado com várias ferramentas de ensino, criadas para e a partir de modelo exclusivo, para que seja possível extrair da dupla de alunos o melhor das relações entre essas duas espécies. Iremos deixar pra trás métodos arcaicos, uso desproporcional da força e velhos vícios de se adestrar cão. O cão é inteligente, capaz de aprender usando métodos mais modernos de ensinamento. É claro que não estamos aqui para condenar todas as ferramentas de ensino, mas, entendemos que podemos atingir níveis de treinos superiores usando a linguagem corporal, analítica e intervencionista (método exclusivo da Escola Lobatos) para se comunicar com os cães. Queremos passar o nosso know how para todas as pessoas.

Crônicas Cariocas: Qualquer cão pode participar da Escola Lobatos?

Escola Lobatos: Não. Não vamos aceitar cães potencialmente agressivos. Faremos uma avaliação na pré-matrícula para medir as características do cão. Cão agressivo pode comprometer o treino e colocar em riscos outros cães e pessoas. Para evitar isso, optamos por não aceitar cães com essas características. Para os cães que não puderem fazer a matrícula, indicaremos um treino mais específico, e podendo voltar a se matricular posteriormente. O treino pode ser feito por um de nossos professores ou qualquer outro treinador. É importante dizer que a Escola Lobatos tem como objetivo trazer a harmonia entre as espécies. Nosso intuito é que as pessoas possam levar o seu cão a qualquer ambiente público sem trazer danos ao estabelecimento ou área pública. Imagine você e o seu cão podendo ir ao cinema, restaurantes, bares, teatro; andar de navios, trens, metrôs, pegar um voo, e ainda ser bem recebido nos lugares porque existe um treino direcionado para esse fim? Ou, simplesmente, você ser abordado por uma pessoa na rua e não ter que se preocupar com a reação do seu cão? É isso que a Escola Lobatos propõe.

Crônicas Cariocas: Como faz para se matricular na Escola Lobatos?

Escola Lobatos: Primeiro, é entrar no site (www.escolalobatos.com.br) e preencher o Cadastro (Clique AQUI para fazer o CADASTRO) que equivale a pré-matrícula. A Escola entrará em contato para avisar do início das aulas. Estamos agendando a primeira turma para o dia 17 de agosto, uma quinta-feira. No dia da primeira aula, o interessado assina o contrato e acerta o pagamento das aulas. Temos planos mensal, trimestral, semestral e anual. Pode também tirar dúvidas através do Whatsapp (21) 98188-3693.


Observação: Não atendem chamada de celular. O número é somente para Whatsapp.
*Participaram desta entrevista: os professores Alexandre, Cosme, Lucas, Lunguinho, Omouri, Paolo, Rogério, Vicente e Vladimir.

Comentários

Print this entry

Sobre o Autor

Redaçao

Redaçao

Envie sua sugestão para cronicascariocasoficial@gmail.com

Facebook
%d blogueiros gostam disto: