Oficina Literária

Oficina Literária de Márcio Paschoal “ESTOU EM CRISE”, de Denise Wasserman

Texto: "Estou em Crise" Autora: Denise Wasserman Supervisão: Márcio Paschoal

Texto: “Estou em Crise”
Autora: Denise Wasserman
Supervisão: Márcio Paschoal

Quando a crise internacional foi deflagrada no ano passado, pensei: “essa crise não me atinge, sou peixe pequeno”.

Lembrei da época do governo Collor que, ao assumir,  confiscou a poupança e todo mundo que tinha acima de 50.000 cruzeiros (em valores de hoje, 5.000 reais) viu suas economias se transformarem, literalmente, em “moeda podre”.

Como não tinha esse valor na minha poupança, muito menos em minha conta corrente, não fui pega desprevenida, no entanto, a sensação que tive foi de profunda pobreza, uma vez que todas as pessoas do meu convívio social tiveram alguma perda.

O assunto da época girava em torno disso e me lembro que em muitas ocasiões me sentia até constrangida por não ter sido confiscada.

Na verdade, ninguém acreditava que eu, uma típica representante da classe média, bem arrumadinha e com um certo ar sofisticado, não tinha mais de 50.000 cruzeiros em economias. Pois é, não tinha…

Se o ano de 1990 ficou marcado para muitas pessoas como um ano de perdas financeiras, para mim ficou como um trauma, pois toda vez que surgia esse tema nas rodas sociais tinha que sair de fininho, temendo ser descoberta como uma “traidora da causa burguesa”.

Certo dia recebi um telefonema de uma amiga advogada que me oferecia seus serviços profissionais para entrar com uma ação judicial contra o governo. -”Estou ganhando todas as causas. Você não quer entrar também?”

Não tive jeito e confessei que não tinha nada a reivindicar. Uma pausa se fez no telefone. Desligamos  e nunca mais essa amiga me procurou. Tempos mais tarde soube  que ela havia falado mal de mim.

Isso tudo de uma certa maneira me deixou em crise, já que até o porteiro- chefe do meu prédio havia perdido algum dinheirinho na poupança e eu, nada…

Quando a crise de 2008 foi anunciada pensei que o fenômeno da pobreza iria se repetir, pois muitas pessoas perderam dinheiro em aplicações e fundos de investimentos, menos eu…Altos funcionários de empresas perderam seus empregos, menos eu…Muitos amigos deixaram de passar as férias no exterior, menos eu…

Enfim a crise está aí e eu acho que vou ficar novamente em crise por não estar na crise.

Flavia Bessone é roteirista.


O escritor Márcio Paschoal manteve entre os anos 2009 e 2010 uma Oficina Literária que resultou em crônicas, contos e poesias produzidos pelos alunos do curso em que ministrou. Do resultado das dezenas de textos escritos, surgiu a parceria com o nosso portal e foram publicados logo após o término do curso. A partir de hoje, e a cada segunda-feira, o CRÔNICAS CARIOCAS reproduz todos esses escritos novamente. A terceira crônica produzida na Oficina Literária traz o “ESTOU EM CRISE”, da Jornalista DENISE WASSERMAN. Boas leituras!

Comentários

Print this entry

Sobre o Autor

Oficina Literária Marcio Paschoal

Oficina Literária Marcio Paschoal

O escritor Márcio Paschoal manteve entre os anos 2009 e 2010 uma Oficina Literária que resultou em crônicas, contos e poesias produzidos pelos alunos do curso em que ministrou. Do resultado das dezenas de textos escritos, surgiu a parceria com o nosso portal e foram publicados logo após o término do curso. A partir de hoje, e a cada segunda-feira, o CRÔNICAS CARIOCAS reproduz todos esses escritos novamente.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: