Colunistas

Humberto de Almeida

Humberto de Almeida

Jornalista e escritor paraibano. Somente um pouquinho mais tarde viria o 1berto de Almeida – nasceu, cresceu, viveu e, mesmo não morando mais em Jaguaribe, nele ainda vive.

Lucia Sivolella Wendling

Lucia Sivolella Wendling

Advogada e escreve sobre cinema de todos os tempos.
Frase que a inspira: "Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você" (Jean-Paul Sartre)

Campista Cabral

Campista Cabral

Escritor, poeta e cineasta amador. Publicou quatro livros. O REI, O POETA, A MULHER E O MAR (contos), TERRA BRASILIS (crônicas), PARA ENTENDER UMA NOVA EDUCAÇÃO (livro voltado para os problemas da educação no século XXI) e FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS INOVADORAS (livro sobre novas práticas docentes no ensino superior). Realiza anualmente o FESTIVAL DE CINEMA DE TERESÓPOLIS e, dentre alguns trabalhos na área, destaque para o filme NOITES COM SOL (2011) e os documentários PALAVRAS (2008), CAMINHOS EUCLIDIANOS (2012) e O QUE É FELICIDADE? (2013). Escreve regularmente para o Escritartes (www.escritartes.com) e Recanto das Letras (www.recantodasletras.com)

Bia Mies

Bia Mies

Carioca, nascida em 1988, de origens itaiana-suíça-portuguesa, cronista, artista, arquiteta, atriz, urbanista; do mundo...
Esta autora escreve aos Domingos.

Claudia G. R. Valle

Claudia G. R. Valle

De Algarve, mas mora no Rio de Janeiro. Já foi professora e matemática. Em suas crônicas, aborda temas leves e bem humoradas, e do cotidiano moderno. Acredita que rir ainda é o melhor remédio e que o riso também é capaz de provocar reflexões profundas.

Francci Lunguinho

Francci Lunguinho

Jornalista, radialista e Editor do portal Crônicas Cariocas.
Amante do jiu-jitsu, corridas de rua e cães. Também é editor da web rádio www.radiomatilha.com.br

Marcio Paschoal

Marcio Paschoal

Escritor, economista (nem ele mesmo sabe por quê), letrista (com Ruy Maurity), crítico e pesquisador musical (autor da biografia João do Vale), é carioca, escreve em sites, jornais e publicou romances, contos, crônicas e ensaios.

Fabricio Mohaupt

Fabricio Mohaupt

Rato de bancas de jornal, livrarias, sebos e obscuras salas de cinema. Escapista apaixonado por HQ's, livros, filmes, séries e música. Pai, marido apaixonado, carioca, torcedor do Flamengo, Maçom, Umbandista, cronista amador, roteirista aprendiz, metido a colunista, poeteiro sem métrica e de pouca rima, crítico descompromissado, futuro romancista, botequeiro (favor não confundir as sílabas) e um feliz estudante e entusiasta da vida e de psicologia, que nada sabe, mas muito quer aprender.

Luciano Fortunato

Luciano Fortunato

Escritor.
"o menino é o pai do homem" (willian wordsworth);
"criar é dar forma ao próprio destino" (albert camus);
"...atire a primeira pedra" (yeshua)...

Ateu Cristão
Não creio em divindades de quaisquer religiões. Mas respeito profundamente quem crê no mundo místico, onde, aliás, vejo muita beleza. E como tenho como meu modelo pessoal o de Cristo, que é o exemplo total de tolerância, compreensão, conciliação, fraternidade, coragem e amor, sou levado, sem qualquer incômodo, a respeitar todas as religiões. Fé e ciência: ambos merecem respeito. Sou um homem curioso, preocupado em entender o ser humano e o mundo, e também a sentir a vida de forma grata... apesar de minhas posições políticas.
Preferência política: Simpatia pela esquerda

Catarina Cunha

Catarina Cunha

Foi finalista do Concurso "Contos do Rio", do jornal O Globo, em 2006. Trabalhou como bancária e advogada. Ganhou o Primeiro Lugar no "1º Concurso Crônicas Cariocas", promovido pelo portal Crônicas Cariocas e pela Universidade Castelo Branco, em 2008.

Tchello d'Barros

Tchello d'Barros

Escritor e Curador de Artes Visuais. Realiza editorias independentes e curadorias em diversas instituições culturais.

Adalberto dos Santos

Adalberto dos Santos

Cajazeirense, vive em Fortaleza, é ficcionista e cronista.

Sérgio Sayeg

Sérgio Sayeg

Brasileiro, 64, economista formado pela USP, ex-professor universitário, ex-proprietário de loja de discos raros e escritor. Escreveu o livro de Crônicas O QUE DE MIM SOU EU pela editora Scortecci em 2012. Páginas no facebook: O QUE DE MIM SOU EU em que publica crônicas; CONTRO-VERSOS com mini poesias provocativas; OBRAS PRIMAS DA MÚSICA BRASILEIRA NÃO DEVIDAMENTE RECONHECIDAS com matérias sobre álbuns de MPB que não tiveram a merecida repercussão na mídia.

crônicas cariocas

crônicas cariocas

Oise - Wilmar Silva

Oise - Wilmar Silva

*Wilmar Silva é poeta performer e criou a coluna OISE para o Crônicas Cariocas.

Elano Robeiro

Elano Robeiro

Escritor, autor de contos e poesias.

Tarcísio Pereira

Tarcísio Pereira

Jornalista e Publicitário, Escritor e Teatrólogo, atua nas áreas de comunicação e cultura.

André Lucidi

André Lucidi

Um cara de bem com a vida. Nada mais. Artista multimídia, que faz cinema e animação e literatura. Colaborador de Greenpeace e me considero eco-anarquista.

Anselmo Vasconcellos

Anselmo Vasconcellos

Ator, diretor e dramaturgo.

Oficina Literária Marcio Paschoal

Oficina Literária Marcio Paschoal

O escritor Márcio Paschoal manteve entre os anos 2009 e 2010 uma Oficina Literária que resultou em crônicas, contos e poesias produzidos pelos alunos do curso em que ministrou. Do resultado das dezenas de textos escritos, surgiu a parceria com o nosso portal e foram publicados logo após o término do curso. A partir de hoje, e a cada segunda-feira, o CRÔNICAS CARIOCAS reproduz todos esses escritos novamente.

Iza Calbo

Iza Calbo

IZA CALBO é Jornalista de formação (aposentada) e escritora, paulista de nascimento, baiana por opção. Gosto de pessoas inteligentes e bem humoradas..

Erika Liporaci

Erika Liporaci

*ERIKA LIPORACI é graduada em Jornalismo, pós-graduada em Artes Cênicas e especialista em cultura e língua italiana.

Augusto Acioli

Augusto Acioli

Economista. "O nome de alguém é a chave mágica que abre a porta que está na parede que não existe."

Glória Topan

Glória Topan

Glória de Mello Topan: "Gosta de ler, viajar e esporte. Atualmente é discípula da Fundação Logosófica e gosta de colaborar. Foi voluntária no PAN, no PARAPAN, na APAE de Búzios. Fez pós na PUC e mestrado na UERJ em Educação Especial.

Claudio B Carlos

Claudio B Carlos

Poeta da nulidade, filósofo do nada, cantor de cabaré, patafísico e editor de livros marginais.

Carioca da Silva

Carioca da Silva

*CARIOCA DA SILVA é carioca mas é fictício. Solteiro, mora sozinho e é apaixonado por qualquer vizinha gostosona que tem, já teve ou terá.

Fernando de Abreu Barreto

Paulinho Vergetti

Paulinho Vergetti

Roberto Ferrari

Roberto Ferrari

Roberto Ferrari nasceu em São Paulo no ano de 1957, e se formou engenheiro e fez duas pós-graduações. Aos 54 anos de idade resolveu seguir sua real vocação: Escrever. Roberto iniciou sua carreira literária em 2011 e já publicou os livros: Sublime Amor, Ventos da Paixão, Identidade Assassina, Fundamental como o Amor, Refúgio da Alma, Negócios de Sangue, Intenso como a Vida, Mansão Molnár, Juras Apaixonadas, O Ceifador de Almas e Suplício de Amor.
Roberto Pertence a varias Academias de Letras e é Presidente da ACLASP- Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo.
Roberto já recebeu diversas homenagens e entre elas pode-se destacar a feita pela ABRASCI que o elegeu para ocupar a cadeira de nro 39, cujo patrono é Vinicius de Moraes. No transcorrer de sua curta carreira, Roberto já participou de mais de 100 Antologias Poéticas. Como ele mesmo diz o trabalho em prol da cultura, é árduo, porém dignificante.

Fábio Rodrigues

Fábio Rodrigues

Fábio Rodrigues: é alguém que acredita que é possível construir um mundo melhor onde as pessoas se respeitem como seres humanos e onde o principal objetivo de cada um não seja o dinheiro, o lucro.

Evandro Nóbrega

Evandro Nóbrega

Evandro da Nóbrega é escritor, jornalista e editor técnico-literário. Autor de vários livros, pertence à UFPB e ao IHGP. E, malgré lui, tornou o Sultão-Patrono de al-Hariym ad-Druzzar.

Poesias Francci Lunguinho

André L. Soares

André L. Soares

Um aprendiz de poeta,... à procura das palavras: na trilha do próprio inverso; na contramão dos sentidos; o mais avulso entre os perdidos...

Quimas Silveira

Quimas Silveira

Anarcopacifismo, também conhecido como Anarquismo Pacifista é uma vertente do anarquismo que se posiciona contra qualquer tipo de violência como meio de se concretizar a transformação social. Tem como um dos principais conceitos a desobediência civil.

Linaldo Guedes

Linaldo Guedes

Jornalista, poeta, graduado em Letras e mestrando em Ciências da Religião, na UFPB.

Bemvindo Sequeira

Bemvindo Sequeira

Ator, humorista, autor e diretor de teatro, cinema e televisão brasileiro.

Antonio de Araújo

Antonio de Araújo

Poeta, paulista da cidade de Osasco S.P e autor do livro “Semente do Amor”, tendo sua 2ª Edição publicada na XIX Bienal Internacional do Livro/S.P

Facebook