Cultura

Confira um pouco da arte de Selarón

O artista-plástico e escultor Jorge Selarón vive em Santa Tereza, mais precisamente ao pé das escadarias que ele ajudou a transformar em cartão postal . O chileno, nascido em 1947, chegou ao Rio e resolveu ficar, em 1983. Até então, já havia percorrido mais de 50 países. Em 1990, começou o que considera sua obra prima: as escadarias de Santa Tereza ou “Escadaria Selarón”, como costuma chamá-la.

A escadaria mais original do mundo, que já foi eleita pela revista National Geographic como a maior escultura do mundo feita por um único artista, tem 215 degraus e 125 metros de comprimento, e mais de 2.000 azulejos diferentes, trazidos de 60 países.

Selarón tem um traço inconfundível e seus trabalhos encontram-se em quase todos os lugares públicos de Centro do Rio. É comum entrar num bar ou restaurante da Lapa e dar de cara com uma de suas telas, quase sempre retratando o cotidiano do bairro. Ele calcula que já tenha pintado mais de 25.000 mulheres grávidas, relacionando-as a um problema pessoal. Para ganhar energia, o artista inventou uma técnica fantástica e inédita, que consiste em trocar constantemente os azulejos.

As escaderias já dispertaram interesses das revistas National Geographic, Wall Papper, Time, Elle Decoration (Londres), Dove (Milão),PlayBoy (Chicago) Voyage (França) Regazza (Espanha), Glamour, Geo, Gala, Merian, Lufthansa Magazini (Alemanha), e muitas outras nacionais, que procuram o artista quase que diariamente para entrevistá-lo.

Alguns clips de famosos, além de diversos comerciais brasileiros, já foram feitos nas escadarias. Dos artistas que já filmaram no local mencionamos: o grupo U2, Bono Vox, Baby Face, Snoop Dog e Pharell. E entre os comercais, Coca-Cola, Pepsi, Kellogs (Corn Flakes) e American Express já utilizaram a escada como ambiente de filmagem.

“Os turistas de todo o mundo que visitam minha obra são muito importantes, pois compram meus quadros e cartões postais e levam minha história para outras terras. Com este dinheiro eu dou continuidade à minha obra”. Escreveu Selarón em um de seus cartãos postais.
“Só acabarei este sonho louco e inédito, no dia da minha morte”. Diz.

Veja as fotos das escadarias:

Comentários

Print this entry

Sobre o Autor

Redaçao

Redaçao

Envie sua sugestão para cronicascariocasoficial@gmail.com

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: