Flip

Flip 2017 faz inédito roteiro gastronômico

Redaçao
Escrito por Redaçao

Todos os anos, em Paraty, a Flip busca proporcionar aos visitantes e aos moradores uma experiência que ultrapasse a fronteira da literatura: uma experiência cultural, estética e histórica, costurada pelas peculiaridades daquele território. Na edição de 2017, a gastronomia passa a compor o cardápio de atividades que compõem a pluralidade do programa Flip.

Em parceria com a Gouté, agência especializada em viagens e vivências gastronômicas, a Flip oferecerá, no final de semana entre os dias 14 e 16 de julho e durante os dias da festa, um roteiro que somará ao programa principal uma inédita vivência culinária.

Após chegada independente a Paraty, na sexta, 14, o roteiro começa no dia 15 de julho, quando a anfitriã Ana Bianca Marin abre as portas de sua propriedade Vila Ilha do Araújo. Pela manhã, uma caminhada em meio à natureza, com direito a cachoeira, culmina com uma visita ao Sítio Ecológico São José e um bate-papo sobre agroflorestal com o produtor local José Ferreira. Na sequência, a chef Helena Rizzo prepara o almoço, pautado por simplicidade, sazonalidade e respeito ao produtor rural.

O restaurante Tubarão, situado na Vila Ilha do Araújo, foi escolhido como local para experiência durante os dias Flip, que começa com uma viagem de barco desde o centro histórico até o local do almoço – as entradas são servidas no caminho, e o prato principal, no destino final.

“Tudo foi pensado com o intuito de proporcionar ao visitante FLIP uma experiência que vai além do encontro com a literatura podendo despertar essa conexão com os elementos locais, assim como fazia Lima Barreto, o grande homenageado deste ano que muito se inspirava em seu meio para criação de suas obras”, explica Mauro Munhoz, diretor geral da Associação Casa Azul, organizadora da Flip.

PRÉ FLIP – UNINDO A CULTURA LITERÁRIA À GASTRONOMIA

Pensando na conexão entre a literatura e os elementos locais do território da cidade de Paraty, para a edição de 2017, no final de semana que antecede a Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, os visitantes são convidados a entrarem no clima por meio de uma conexão especial com a cidade, explorando o território ao lado de pessoas que contam muito dos sabores que ajudaram a construir a história de Paraty. Um encontro gastronômico inesquecível com a chef Helena Rizzo e o produtor local José Ferreira. Uma expedição pelo Sítio Ecológico São José será seguida de almoço especial com menu inspirado por ingredientes locais.

Comentários

Print this entry

Sobre o Autor

Redaçao

Redaçao

Envie sua sugestão para cronicascariocasoficial@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: