Livros

Claufe Rodrigues lança ‘Cachorras’

O jornalista Claufe Rodrigues lança o livro "Cachorras"
Redaçao
Escrito por Redaçao

Delirante história de amor desafia o leitor com três desfechos surpreendentes

Amigos de infância e parceiros na extinta banda Os Miseráveis, Angelo (Billy Dog) e Demetrio escolheram caminhos diferentes, mas cada qual está ao seu modo num beco sem saída – na música e na vida. A situação de Billy Dog é desesperadora: diante do iminente retorno de Brenda, a misteriosa mulher que o abandonou há exatamente um ano, ele chega ao grau máximo de obsessão, angústia e solidão, prestes a suicidar. Autoexilado em Curuti – cidade do Sul para onde se mudou atraído pela fama de alta qualidade de vida e de onde não consegue sair –, Billy Dog pede socorro a Demetrio. Ao longo de dois dias, ele narra ao amigo a sucessão de acontecimentos que o levaram ao estado de perdição física, mental e espiritual em que se encontra, enquanto a história se encaminha para o surpreendente desfecho.

Tragicomédia com tintas de humor negro, Cachorras, publicado pela Maquinária Editora, marca o retorno de Claufe Rodrigues à ficção, 13 anos após sua estreia na prosa, com a publicação de Roman-se. Poeta de origem, o autor cria, em seu 11º livro, uma hábil e envolvente teia de suposições que prende o leitor do início ao fim, propondo três desfechos perfeitamente plausíveis para a história de amor mais delirante da literatura brasileira contemporânea.

— Escrever um poema é como ir à praia, dar um mergulho e voltar pra casa. No caso do romance, você tem que atravessar um oceano inteiro, a braçadas, sem saber se conseguirá chegar ao final da jornada. Muitas vezes, você nem passa da arrebentação; em outras, se perde no caminho e uma correnteza o traz de volta ao ponto de partida. Para fazer a travessia há que se ter muita concentração, disciplina, paciência e perseverança, diz o autor.

Primeiro Cachorras surgiu para Claufe Rodrigues como filme. A história foi, então, adaptada para romance, um trabalho de um ano e meio. O livro oferece vários níveis de leitura, tratando de temas como o valor da amizade, a relação com idosos e animais, a condição do artista no mercado corporativo e o preço que se paga pela liberdade de pensamento no fascinante e tenebroso mundo em que vivemos.

CACHORRAS
Romance
Maquinária Editora
144 páginas
R$ 34,00

CLAUFE RODRIGUES

Poeta, jornalista, compositor e produtor cultural, Claufe Rodrigues tem dez livros publicados, entre eles Poemas para flauta e vértebra, O Arquivista, Amor e seus múltiplos, Escreva sua história e O pó das palavras. Organizou, com Alexandra Maia, a obra 100 anos de poesia – um panorama da poesia brasileira no Século XX, e produziu diversos eventos voltados para a literatura, como Ponte Poética Rio-São Paulo (1995), Expoética (1996), Poesia faz escola (2002), Poesia no Sesi (2010/2011) e Sarauê (2011/2012). Fez parte dos grupos Os Camaleões, com Pedro Bial e Luiz Petry (1984-1986), e Ver o Verso, com Pedro Bial, Mano Melo e Alexandra Maia. Dividiu com Mano Melo o show Sol na boca (2010), com participação de banda e de Mônica Montone, para quem produziu um disco.

Com vasta experiência no telejornalismo, codirigiu a série Os nomes do Rosa, sobre vida e obra de Guimarães Rosa, em 1997. Apresentou e dirigiu, em 2005 e 2006, o Palavrão, primeiro programa da TV brasileira dedicado exclusivamente à poesia. Como repórter e editor da GloboNews, produziu diversos especiais, como a série O poeta fingidor, sobre Fernando Pessoa, O bruxo das palavras, sobre Machado de Assis, Uma vida em linha reta, sobre Euclides da Cunha, e Os retornados, sobre descendentes de escravos brasileiros na África. Atualmente, trabalha como repórter e editor do programa GloboNews Literatura.

Comentários

Print this entry

Sobre o Autor

Redaçao

Redaçao

Envie sua sugestão para cronicascariocasoficial@gmail.com

Obrigado por visitar o nosso site.

Facebook
%d blogueiros gostam disto: