Cães & PessoasLiteratura Canina

“Apenas um cachorro”, de Richard A. Biby

Há pouquíssimas informações disponíveis sobre a vida de Richard A. Biby, autor do livro Apenas um Cachorro. Apesar disso, ele nos presenteou com uma das mais belas e comoventes obras literárias dedicadas a um cão. Seu poema, de uma profundidade tocante, expressa de maneira única e sensível o amor e a conexão entre ele e seu fiel companheiro canino, revelando sentimentos que ecoam no coração de qualquer pessoa que já tenha vivido a experiência de amar um animal.

Abaixo, os poemas no original em inglês e em tradução livre:

Apenas um cachorro

Muitas horas passaram sendo minha única empresa “apenas um cachorro”, mas não por um único momento eu me senti desprezado. Alguns dos meus momentos mais tristes foram para “apenas um cachorro”, e naqueles dias cinzentos, o toque suave de “apenas um cachorro” me deu o conforto e a razão para passar o dia.

Se você também pensa “é apenas um cachorro”, então você provavelmente entenderá frases como “apenas um amigo”, “apenas um nascer do sol” ou “apenas uma promessa”. “Somente um cão” traz à minha vida a própria essência da amizade, da confiança e da alegria pura e desenfreada. “Somente um cão” traz a compaixão e paciência que me tornam uma pessoa melhor.

Por “apenas um cão”, vou me levantar cedo, vou fazer longas caminhadas e ansioso para o futuro. Então, para mim, e para pessoas como eu, não é “apenas um cão”, mas uma encarnação de todas as esperanças e sonhos do futuro, as lembranças do passado e a alegria absoluta do momento. “Somente um cão” traz o bem em mim e desvia meus pensamentos para longe de mim e das preocupações diárias.

Espero que um dia você possa entender que não é “apenas um cachorro”, mas o que me dá a humanidade e me impede de ser “apenas um humano”. Então, na próxima vez que você ouvir a frase “apenas um cachorro”, apenas sorria porque “simplesmente não entende”.

*Richard A. Biby


JUST A DOG

From time to time, people tell me, “Lighten up; it’s just a dog,”

or, “That’s a lot of money for just a dog.” They don’t understand the distance traveled, the time spent, or the costs involved for “just a dog.”

Some of my proudest moments have come about with “just a dog.”

Many hours have passed and my only company was “just a dog,” but I did not once feel slighted.

Some of my saddest moments have been brought about by “just a dog,” and in those days of darkness, the gentle touch of “just a dog”gave me comfort and reason to overcome the day.

If you, too, think it’s “just a dog,” then you will probably understand phrases like “just a friend,” “just a sunrise” or “just a promise.”

“Just a dog” brings into my life the very essence of friendship, trust, and pure unbridled joy.

“Just a dog” brings out the compassion and patience that make me a better person.

Because of “just a dog” I will rise early, take long walks and look longingly to the future.

So for me and folks like me, it’s not “just a dog” but an embodiment of all the hopes and dreams of the future, the fond memories of the past, and the pure joy of the moment.

“Just a dog” brings out what’s good in me and diverts my thoughts away from myself and the worries of the day.

I hope that someday they can understand that it’s not “just a dog” but the thing that gives me humanity and keeps me from being “just a human.”

So the next time you hear the phrase “just a dog,” just smile, because they “just don’t understand.”

“Just a Dog” was written by Richard Biby.


Mostrar mais

Crônicas Cariocas

O portal Crônicas Cariocas nasce do sonho do jornalista Francci Lunguinho de ajudar novos autores a divulgar seus textos, principalmente sem os empecilhos que os grandes portais impõem.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative para continuar