Autores

  • Alexandre Leidens

    Alexandre Leidens é um cronista nascido em Gaurama/RS radicado no Paraná, leitor compulsivo, cínico e pessimista. Retrata os meandros do cotidiano com o desdém tragicômico dos velhos ranzinzas. Também trabalha com coisas sérias, mas gosta mesmo é da reclamação e da fofoca. Hipócrita assumido, rouba livros sempre que possível e sem culpa. Adepto do chope gelado e da conversa fiada, só gosta do verão quando vai à praia. Escreve quinzenalmente para o site Crônicas Cariocas.
  • Ana Helena Reis

    Ana Helena Reis é paulistana, pesquisadora e empresária, com extensa produção de textos acadêmicos. Em 2019 começou a se dedicar à escrita literária e à ilustração de seus textos em prosa: contos, crônicas e resenhas, relacionados a fatos e situações do cotidiano. Publica em seu blog, Pincel de Crônicas, em coletâneas, e revistas eletrônicas. Em 2024 lançou seu primeiro livro solo, Conto ou não conto, pela editora Paraquedas/Claraboia, e, em Espanhol, Inquietudes Crónicas, pela editora Caravana/Caburé.
  • Bia Mies

    BIA MIES é carioca da Serra Fluminense, autointitula-se "do mundo" e reflete em sua escrita um olhar sensível sobre a vida do seu "entremeio": cada crônica torna-se uma interação entre o trivial e a reflexão poética, uma tapeçaria de influências e insights. Tece pontes entre arquitetura, urbanismo, artes visuais e cênicas, moda, leituras, cafés, viagens, família, amores, Zeca (seu fiel companheiro de quatro patas), amigos, Itália e "experiências dos usuários", área na qual atualmente se especializa. Cada percepção transforma-se em texto, numa busca exploratória de pensamentos e emoções, através de uma visão pessoal do cotidiano e do extraordinário. Celebra a beleza da imperfeição e convida o leitor a uma jornada introspectiva, onde cada palavra é cuidadosamente escolhida para ressoar e provocar. Como o sopro das vivências que se entrelaçam pelo seu caminho, Bia Mies homenageia quase duas décadas de exploração literária no Crônicas Cariocas.
  • Campista Cabral

    Campista Cabral, leitor assíduo dos portugueses Camões e Pessoa, do poetinha Vinícius, herdou deles o gosto pelo soneto. A condensação dos temas do cotidiano, assim como a reflexão sobre o fazer poético, parece procurar a sua existência empírica ou, nas palavras do poeta, um rosto perfeito, na estrutura do soneto. Admirador e também leitor obsessivo de Umberto Eco, Ítalo Calvino, José Cardoso Pires, Lobo Antunes, do mestre Machado de Assis e do moçambicano Mia Couto, retira dessas leituras o gosto pela metalinguagem, o prazer em trabalhar um espaço de discussão da criação literária em sua prosa. A palavra, a todo instante, é objeto base dos contos e das crônicas. A memória, o dia-a-dia, o amor, as sensações do mundo e os sentidos e significados da vida estão presos nos mistérios e assombros da palavra.
  • Carlos Collet

    Carlos Collet é um escritor em formação. Acredita que a vida é um longo trajeto em que a busca pelo conhecimento é o objetivo a ser perseguido. Advogado de formação caminha em busca de novas experiências por meio do estudo do cinema, da psicanálise e de todo o tipo de arte. Apaixonado pela cultura brasileira, é umbandista e um grande fã de samba. Admirador de Anton Tchekhov e Ingmar Bergman está sempre a procura de novas experiências. Tem um carinho enorme pela atmosfera “chique-brega” de Motel Destino e O Céu de Suely, obras-primas do cinema nacional dirigidas e roteirizadas por Karim Aïnouz.
  • Carol Meyer

    Carol Meyer - Curiosa e apaixonada pela arte da escrita, a autora do livro "Ave Marias", obra premiada no concurso Bunkyo de literatura, é uma apreciadora das delicadezas do cotidiano, uma ouvinte atenta, "colecionadora de pessoas e casos." Divirta-se!
  • Cassionei Niches Petry

    Cassionei Niches Petry é professor e, nas poucas horas vagas, escritor. Seu último livro publicado é o romance Desvarios entre quatro paredes, Editora Bestiário. Mantém o cassionei.blogspot.com.)
  • César Manzolillo

    César Manzolillo é carioca, licenciado em Letras (Português – Literaturas) pela UFRJ, mestre e doutor em Língua Portuguesa pela mesma instituição, com pós-doutorado em Língua Portuguesa pela USP. Autor do livro de contos A angústia e outros presságios funestos (Prêmio Wander Piroli, UBE-RJ). Professor de oficinas de Escrita Criativa.
  • Chico Viana

    Chico Viana é professor aposentado da UFPB e doutor em Teoria da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou artigos em periódicos nacionais e internacionais, como a revista da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística (Anpoll) e a da Associação Brasileira de Estudos Medievais (Abrem). Publicou “O evangelho da podridão: culpa e melancolia em Augusto dos Anjos” e outros títulos à venda na Amazon. Atualmente dá aulas virtuais de Português e Redação no curso que leva o seu nome. Entre seus blogues, destacam-se chviana.blogspot.com e chicoviananapontadolapis.blogspot.com.
  • Cínthia Santos

    Cínthia Santos é pernambucana e ama bolo de rolo. Curiosa, gosta de aprender e fazer descrições das pessoas na rua. Conversas profundas são com ela mesma, com um bônus de boas risadas e cantorias gratuitas. A escrita, para ela, é uma forma de continuar sonhando com um mundo leve e lúdico. Ela acredita que "tudo na vida é possível, basta acreditar em seus sonhos".
  • Claudia Valle

    Claudia Valle nasceu no Algarve, mas desde criança mora no Rio de Janeiro. Já foi professora, matemática, informática, administradora, agora é escritora nas horas vagas. Acredita que rir ainda é o melhor remédio e que o humor também é capaz de provocar reflexões profundas.
  • Crônicas Cariocas

    O portal Crônicas Cariocas nasce do sonho do jornalista Francci Lunguinho de ajudar novos autores a divulgar seus textos, principalmente sem os empecilhos que os grandes portais impõem.
  • Fernando Neves

    Fernando Neves é carioca, nascido em 24 de setembro de 1965, na cidade do Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Mora na cidade de São Paulo, continua Tricolor de Coração, é separado duas vezes e tem filhas gêmeas do segundo casamento. Jornalista profissional, desde os tempos no Colégio Pedro II sempre se interessou pelas letras, seja como leitor ávido seja como aprendiz de escritor. O jornalismo abriu a oportunidade de escrever e praticar mas não foi suficiente para seu desejo de escrever cada vez mais. As opções de forma são a mininovela e o conto. O estilo adotado pelo autor compreende um arco que inclui suspense, humor, conspiração e realismo fantástico. Semanalmente ele exercita sua paixão pela crônica e poesia publicando em seu instagram @fernandonevesescritor.
  • Francci Lunguinho

    FRANCCI LUNGUINHO é treinador de cães há 18 anos, sócio-fundador da Escola Lobatos. Jornalista, escritor e âncora do Podcast Cães & Pessoas, também é criador e editor do portal de literatura Crônicas Cariocas. Mora no Rio com a esposa e dois cães da raça cocker spaniel. Pai do Matheus e faixa marrom de jiu-jitsu. É coautor do livro ‘O Treinamento Invisível: educar cães e transformar pessoas é muito simples’, de 2023, pela editora Arribaçã.
  • Leandro Alves

    Leandro Alves é mineiro. Formado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, a PUC Minas. Como cronista, participou do Jornal Porta Voz de Venda Nova, criou o blog Preciso De Uma Crônica, além de ter publicado também no site OperaMundi. Cinéfilo apaixonado pelo cinema brasileiro, pela MPB, por poesia, Carnaval, sem falar em ler seus cronistas preferidos como Rubem Braga, Carlinhos de Oliveira, Martha Medeiros e Affonso Romano de Sant'anna.
  • Lucas Arroxelas

    Lucas Arroxelas é poeta, cronista e historiador. Nascido em João Pessoa, hoje, divide-se entre esta cidade e Recife, onde realiza o seu doutoramento na UFPE. Sua produção literária perpassa especialmente a poesia e a crônica. Além de textos em livros coletivos e revistas, publicou De tudo, nada (poesia, 2021, Editora Ideia) e Quadro crônico(crônicas, 2023, Penalux). Formou-se em História na UFPB e desenvolve pesquisas sobre o período colonial, notadamente acerca da Paraíba nos séculos XVII e XVIII. É também membro da UBE-PB.
  • Maria Elza G. Gonçalves

    Aposentadoria e entrada na Terceira Idade. Duas mudanças importantes que ocorrem na vida das pessoas e que merecem nossa reflexão.
  • Mário Baggio

    Mário Baggio é jornalista e escritor. Nasceu em Ribeirão Claro-PR. Mora em São Paulo-SP desde os anos 70. Tem 6 livros de contos publicados: “A (extra)ordinária vida real” (2016), “A mãe e o filho da mãe (2017), “Espantos para uso diário” (2019), “Verás que tudo é mentira” (2020), “Antes de cair o pano” (2022) e “A vida é uma palavra muito curta” (2024). Publicou contos em várias revistas eletrônicas (Germina, Gueto, Ruído Manifesto, Subversa, entre outras). Escreve quinzenalmente no blog literário Crônica do Dia e no Crônicas Cariocas. Participou da “Antologia Ruínas” (2020), “Tanto mar entre nós: diásporas” (2021), “Brevemente Infinito” (2024) e Antologia de Contos da UBE-União Brasileira de Escritores (2021 e 2023).
  • Milton Rezende

    Milton Rezende é poeta e escritor, nasceu em Ervália (MG), em 1962. Viveu parte da sua vida em Juiz de Fora (MG), onde foi estudante de Letras na UFJF, depois morou e trabalhou em Varginha (MG). Funcionário público aposentado, morou em Campinas (SP), Ervália (MG) e retornou a Campinas (SP). Escreve em prosa e poesia e sua obra consiste de quinze livros publicados. Fortuna crítica: “Tempo de Poesia: Intertextualidade, heteronímia e inventário poético em Milton Rezende”, de Maria José Rezende Campos (Penalux, 2015).
  • Raul Tartarotti

    Raul Tartarotti é Engenheiro Biomédico, cronista e mentor do portal www.espacodacultura.com.br, voltado a divulgação de textos de autores brasileiros. Coautor do livro "A voz dos novos tempos". Estudou filosofia clássica, contemporânea e literatura Russa. Suas crônicas têm cunho humanístico e abordam temas contemporâneos, e são publicadas em diversos sites culturais no Brasil e exterior.
  • Sérgio Sayeg

    Sérgio Sayeg é economista e sempre trabalhou nessa área. Resolveu, atendendo a um irrefreável impulso interno, encarar o desafio de escrever um livro de crônicas, aventurando-se por uma empreitada tão antagônica ao que contempla sua formação, “como o de lidar com verbo ao invés de verbas.”
  • Soraya Jordão

    Soraya Jordão é psicóloga e escritora. Nasceu no Rio de Janeiro em 1968, sob o signo de Virgem. Durante a pandemia, descobriu seu interesse pela escrita. É autora do e-book de contos Histórias que contei pra Lua, publicado pela Amazon, em 2022. No mesmo ano, publicou o livro infantil O plano do tomate Tomé, pela editora Itapuca. Foi finalista do concurso Poeta Saia da Gaveta do Verso Falado (2021) e do concurso de crônicas do Instituto Fome Zero (2022). Recebeu menção honrosa no Concurso Literário Relâmpago Virtual, da FALARJ, em 2023. Seu primeiro romance Ciranda de mamutes foi selecionado e publicado pela Editora Patuá em 2023. Escreve para os sites Crônicas Cariocas e Crônica do Dia.

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative para continuar