Crônicas

  • out- 2024 -
    2 outubro

    Empolgação mata

    Os primeiros duzentos metros foram tranquilos, com exceção do tênis apertado e da provável gestação de uma bolha no calcanhar. Também apareceu a taquicardia, a omissão do fôlego e o arranhar dos joelhos, mas estava tudo bem. Só depois, talvez na casa dos treze

    Leia mais »
  • set- 2024 -
    30 setembro

    A falta da falta!

    Qual é o tamanho de seu universo, onde se encontram os que você se relaciona e mantém a memória de seus antepassados. Ele cabe em sua gaiola mental que demonstra a frágil tentação em imaginar uma possibilidade de liberdade. Por vezes, nos faz ter medo em avanç

    Leia mais »
  • 25 setembro

    Os Marçais e os tais

    Eles invadiram o Brasil! Na malandragem, na picaretagem, com suas falas instantâneas e posturas messiânicas, são virais! Destroem debates e cérebros e querem muito mais! Dividem o país já dividido, Entopem o sistema já entupido com suas porcarias e quinquilhar

    Leia mais »
  • 24 setembro

    Acordei…

    Felícia se achegou ronronando, olhei o visor do celular e apenas passei a mão nela, a minha gata amiga e companheira.  Nem a olhei, não era hora de comer e, se ela tem os truques dela, eu também desenvolvi os meus. A convivência, a rotina faz dessas coisa

    Leia mais »
  • 24 setembro

    Montanha pedregosa!

    Estamos passando como o tempo, deslizando semelhante à água em recantos brumados, serenos e constantes. Nossos corpos não são mais como há alguns anos, porque se esgotou a textura, a firmeza e os sonhos. Muitos deles se apagaram com o chegar de noites duras e

    Leia mais »
  • 23 setembro

    Encontro de ponteiros

    Desde pequena ouço dizer que tudo na vida tem seu tempo. Não que eu duvide dessa afirmativa, mas me causa profunda irritação o fato de que nós (eu e o tempo) temos ritmos, velocidades, cadências e interesses distintos. Pelo menos, no que diz respeito às minhas

    Leia mais »
  • 23 setembro
    Mostrar a beleza do Rio de Janeiro através do portal Crônicas Cariocas

    Crônicas Cariocas: Voltamos

    Crônicas cariocas das ondas do mar. Rio, calçadão, agitação… Isso me faz pensar! Crônica capixaba, mineira, baiana.Crônica pernambucana, gaúcha, paraibana!Crônicas de todo lugar!Crônicas de vento,Crônicas de ar!Crônicas das montanhasE crônicas para confa

    Leia mais »
  • 23 setembro

    Sobre dentes e livros

    Retomando a minha colaboração com o Crônicas Cariocas , que retorna aos leitores, pensei em escrever mais crônicas do que críticas, meu foco na fase anterior do site. De certa forma, porém, não deixo de falar sobre livros, pois eles servem de ponto de partida

    Leia mais »
  • 23 setembro

    Crônicas Cariocas 18 anos

    Depois de um ano sabático, o Crônicas Cariocas retorna, rejuvenescido, para comemorar com seus colaboradores, colunistas e seguidores dezoito anos de existência voltados à divulgação da cultura e dos autores nacionais. Vamos, juntos, para torná-lo cada vez mai

    Leia mais »
  • out- 2022 -
    16 outubro

    Labuta de um quase concurseiro

    Joguei meus cadernos no lixo três semanas antes de saber que o concurso ia sair. Foram dois anos estudando, minguando as horas de sono e deixando o lazer para depois. Fumava uma carteira de cigarros por dia e isso era toda a minha diversão. O restante do tempo

    Leia mais »
  • jan- 2022 -
    4 janeiro

    O vaticínio

    Um pouco de tradição e nostalgia guarda o que há tempos foi um clássico do futebol carioca: Flamengo x Bangu. Lembrando que craques como Zizinho, Domingos da Guia e Zózimo já vestiram a camisa dos dois clubes. O primeiro título do Flamengo no Maracanã foi em c

    Leia mais »
  • mar- 2007 -
    24 março

    A Quarta Dimensão

    Levantei da cama. Pela janela do quarto do hotel antigo vejo a madrugada nas luzes insones da cidade. Sei onde estou, mas isto não tem nome. Estou que não mais sei. Entre lençóis ela, a mulher de bruços, adormecida de mim e sou seu silêncio. As palavras que tr

    Leia mais »
  • ago- 2006 -
    5 agosto

    Um pouco de felicidade

    Particularmente, eu gosto da Praça Mauá. Passo por ela quase todos os dias, indo ou voltando do trabalho. O trânsito é estressante, as pessoas se esquivam sem se olhar, e ainda assim me agrada. De manhã, o corre-corre assusta: passos apressados, buzinas impaci

    Leia mais »
  • fev- 2006 -
    25 fevereiro

    Sal ou doce? — Biscoito Globo, quem vai?

    Foi esse o chavão que aprendi a escutar nos sinais de trânsito e nos pontos de ônibus cariocas desde que cheguei ao Rio, lá nos anos de 1990. Mas a verdade é que o Globo já caminhava pelas ruas muito antes de mim. Mais de quarenta anos de história, embalagens

    Leia mais »
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative para continuar