Crônicas
-
out- 2024 -2 outubro
Empolgação mata
Os primeiros duzentos metros foram tranquilos, com exceção do tênis apertado e da provável gestação de uma bolha no calcanhar. Também apareceu a taquicardia, a omissão do fôlego e o arranhar dos joelhos, mas estava tudo bem. Só depois, talvez na casa dos treze
Leia mais » -
set- 2024 -30 setembro
A falta da falta!
Qual é o tamanho de seu universo, onde se encontram os que você se relaciona e mantém a memória de seus antepassados. Ele cabe em sua gaiola mental que demonstra a frágil tentação em imaginar uma possibilidade de liberdade. Por vezes, nos faz ter medo em avanç
Leia mais » -
25 setembro
Os Marçais e os tais
Eles invadiram o Brasil! Na malandragem, na picaretagem, com suas falas instantâneas e posturas messiânicas, são virais! Destroem debates e cérebros e querem muito mais! Dividem o país já dividido, Entopem o sistema já entupido com suas porcarias e quinquilhar
Leia mais » -
24 setembro
Acordei…
Felícia se achegou ronronando, olhei o visor do celular e apenas passei a mão nela, a minha gata amiga e companheira. Nem a olhei, não era hora de comer e, se ela tem os truques dela, eu também desenvolvi os meus. A convivência, a rotina faz dessas coisa
Leia mais » -
24 setembro
Montanha pedregosa!
Estamos passando como o tempo, deslizando semelhante à água em recantos brumados, serenos e constantes. Nossos corpos não são mais como há alguns anos, porque se esgotou a textura, a firmeza e os sonhos. Muitos deles se apagaram com o chegar de noites duras e
Leia mais » -
23 setembro
Encontro de ponteiros
Desde pequena ouço dizer que tudo na vida tem seu tempo. Não que eu duvide dessa afirmativa, mas me causa profunda irritação o fato de que nós (eu e o tempo) temos ritmos, velocidades, cadências e interesses distintos. Pelo menos, no que diz respeito às minhas
Leia mais » -
23 setembro
Crônicas Cariocas: Voltamos
Crônicas cariocas das ondas do mar. Rio, calçadão, agitação… Isso me faz pensar! Crônica capixaba, mineira, baiana.Crônica pernambucana, gaúcha, paraibana!Crônicas de todo lugar!Crônicas de vento,Crônicas de ar!Crônicas das montanhasE crônicas para confa
Leia mais » -
23 setembro
Sobre dentes e livros
Retomando a minha colaboração com o Crônicas Cariocas , que retorna aos leitores, pensei em escrever mais crônicas do que críticas, meu foco na fase anterior do site. De certa forma, porém, não deixo de falar sobre livros, pois eles servem de ponto de partida
Leia mais » -
23 setembro
Crônicas Cariocas 18 anos
Depois de um ano sabático, o Crônicas Cariocas retorna, rejuvenescido, para comemorar com seus colaboradores, colunistas e seguidores dezoito anos de existência voltados à divulgação da cultura e dos autores nacionais. Vamos, juntos, para torná-lo cada vez mai
Leia mais » -
out- 2022 -16 outubro
Labuta de um quase concurseiro
Joguei meus cadernos no lixo três semanas antes de saber que o concurso ia sair. Foram dois anos estudando, minguando as horas de sono e deixando o lazer para depois. Fumava uma carteira de cigarros por dia e isso era toda a minha diversão. O restante do tempo
Leia mais » -
jan- 2022 -4 janeiro
O vaticínio
Um pouco de tradição e nostalgia guarda o que há tempos foi um clássico do futebol carioca: Flamengo x Bangu. Lembrando que craques como Zizinho, Domingos da Guia e Zózimo já vestiram a camisa dos dois clubes. O primeiro título do Flamengo no Maracanã foi em c
Leia mais » -
mar- 2007 -24 março
A Quarta Dimensão
Levantei da cama. Pela janela do quarto do hotel antigo vejo a madrugada nas luzes insones da cidade. Sei onde estou, mas isto não tem nome. Estou que não mais sei. Entre lençóis ela, a mulher de bruços, adormecida de mim e sou seu silêncio. As palavras que tr
Leia mais » -
ago- 2006 -5 agosto
Um pouco de felicidade
Particularmente, eu gosto da Praça Mauá. Passo por ela quase todos os dias, indo ou voltando do trabalho. O trânsito é estressante, as pessoas se esquivam sem se olhar, e ainda assim me agrada. De manhã, o corre-corre assusta: passos apressados, buzinas impaci
Leia mais » -
fev- 2006 -25 fevereiro
Sal ou doce? — Biscoito Globo, quem vai?
Foi esse o chavão que aprendi a escutar nos sinais de trânsito e nos pontos de ônibus cariocas desde que cheguei ao Rio, lá nos anos de 1990. Mas a verdade é que o Globo já caminhava pelas ruas muito antes de mim. Mais de quarenta anos de história, embalagens
Leia mais »













